domingo, 23 de dezembro de 2018

O Clã Paes Leme


A Família Leme, descendem de Martim Lems, flamengo de Flandres, à época, parte dos Países Baixos, atualmente parte da Bélgica, que durante a Guerra de Flandres, se mudou para Lisboa, constituindo família em Portugal. Seus filhos, já nascidos em Portugal, migraram para a Ilha da Madeira e de lá para o Brasil, para a Capitania de São Vicente. Com a fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, subiram a Serra do Mar e se transformaram numa das mais importantes famílias paulistas. Desse tronco que descende Fernão Dias e outros Lemes, principalmente no interior de São Paulo, Paraná, sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.

Marten Lems (n. 1516, f. 13/07/1597, Bruges)
foi o mais proeminente Lems em Bruges. Prefeito de Bruges
e Schepenen (1560-85). Casado com Catharina van Hecke.
Segunda vez, em 1579, com Barbara De Boodt.

Fernão Dias Paes Leme:

"Em todo o decurso da sua vida mostrou o defunto Fernão Dias Paes tão grande zelo do  serviço real, que parece não queria vida nem fazenda mais que para a empregar nos aumentos da coroa, e a sua ordinária conversação era sobre a obrigação que tinham os vassalos de servir  a seu príncipe... E sendo-lhe ordenado que desse calor a jornada do governador Agostinho Barbalho Bezerra para as esmeraldas, lhe fez liberalmente parte dos aprestos de mantimentos, que lhe eram necessários, e de todos estes serviços e de outros que de seus papeis constam, não recebeu mercê alguma de Sua Alteza. Era muito zeloso do serviço de Deus, como se viu no convento do patriarca São Bento, que reedificou, dotando-o de bens para sustento de seus religiosos e dos das outras religiões".  

Câmara de Parnahyba - SP, 20 de Dez. de 1681.


Fernão Dias Pais Leme descende efetivamente dos Lemes. Vinha de família de antigos paulistas,  filho de Pedro Dias Pais Leme, por sua vez de Fernão Dias Paes Leme e de Lucrécia Leme, com Maria Leite da Silva, filha de Pascoal Leite Furtado, dos Açores, de nobre família, e D. Isabel do Prado. Seu irmão Pascoal Leite Pais foi também bandeirante, além de bisavô materno do primeiro santo brasileiro, Frei Galvão. Residia em sua fazenda do Capão, no atual Pinheiros. Em 1626, assumiu o cargo de Fiscal de Rendas da câmara municipal.

O espírito guerreiro do "Caçador de Esmeraldas" se fez presente no século XX: Honório Lemes, que se dizia descendente do bandeirante, conhecido no Rio Grande do Sul como "O Leão de Caverá" ou "O Tropeiro da Liberdade", lutou na Revolução Legalista de 1923 com muita bravura, vindo a falecer em 1930 com 75 anos de idade, pouco antes do começo da Revolução de 1930.


GENEALOGIA DA FAMÍLIA PAES LEME:

Fernão Dias Paes Leme casou-se com Maria Garcia Rodrigues Betting (ou Betim), filha de Garcia Rodrigues Velho Filho e de Maria Betting (Betim ou Betinck).
  1. Garcia Rodrigues Pais, que abriu o chamado Caminho Novo, entre a baía de Guanabara ou seja, o Rio de Janeiro, e as Minas Gerais. Até então o caminho se fazia por mar, até Parati, galgava a serra do Mar e subia pelo interior de São Paulo, transpondo a serra da Mantiqueira – o chamado Caminho Velho.
  2. Pedro Dias Leite, que se casou com Maria de Lima e Morais;
  3. Custódia Pais, que se casou com Gaspar Gonçalves Moreira;
  4. Isabel Pais, que se casou com Jorge Moreira;
  5. Mariana Pais, que se casou com Francisco Pais de Oliveira Horta, sendo o tronco de numerosas famílias mineiras ;
  6. Catarina Pais, que se casou com Luís Soares Ferreira, filho de Gaspar Soares Ferreira e de Ana Maria da Cunha. Sertanista, casara antes com Catarina de Siqueira de Mendonça e, em 10 de abril de 1690, teve patente de capitão dada na Bahia pelo governador-geral para servir no terço do mestre de campo Matias Cardoso de Almeida; morreu em São Paulo, em 1716, e sua descendência é descrita por Silva Leme no volume VII, página 502, de Genealogia Paulistana.
  7. Maria Leite, que se casou com Manuel de Borba Gato;
  8. Ana Maria Leite, que se casou com João Henrique de Siqueira Baruel.


Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, é trineto de um irmão de Fernão Dias Paes Leme, Pascoal Leite Pais.


Sobrenome Paes Leme / Leme por Estado: 

Os "Paes Leme" ou apenas "Leme" são o mesmo tronco. No primeiro gráfico consta incidência da denominação "Paes Leme" por Estado. No segundo gráfico, a incidência da denominação "Leme":  




Outros Clãs:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.nobleloaded.com Start –>

name=’description’/>

property=’fb:admins’/>

name=’twitter:site’/>

Clã dos Furtado de Mendonça

MENDOZA / MENDONÇA . Conta-se entre as mais ilustres e antigas famílias da Espanha a dos Mendozas / Mendonças, por vir dos senhores de Bisc...