sexta-feira, 30 de julho de 2021

Clã dos Drummond



DRUMMOND. Família originária da Escócia e uma das maiores e mais distintas daquele Reino. João de Drummond ou João Escórcio, passou a Portugal, fixando-se na ilha da Madeira, onde deixou descendência. Parece que se consorciou duas vezes: a primeira com Catarina Vaz de Lordelo, a segunda com Branca Afonso. Os seus descendentes, principalmente os das linhas femininas, procuraram estabelecer a verdadeira origem do nome, apurando que João Escorcio era um filho segundo da casa de Drummond de Stobhall, na Escócia, cuja varonia e primogenitura (oriundas de Walter Drummond) se conservaram naquele país até 1878. Nesta data, sobrevindo a morte do 6º Conde de Perth, ultimo representante dessa linha, muitas pessoas da Madeira, Açores e Brasil pretenderam habilitar-se à herança, mas não conseguiram por falta de documen tos autênticos. Em 1519, e ainda depois, nos anos de 1604 e 1634, alguns descendentes de João Escórcio estebeleceram correspondência com os membros da família Drummond de Stobhall, trocando-se cartas, algumas escritas em latim. Estão publicadas no livro The Genealogy of the most noble and ancient house of Drummond, dado a estampa de Edimburgo em 1831.  O Arquivo Histórico da Madeira traduziu-as e publicou-as no seu volume III. Nessas cartas aos parentes portugueses, os nobres estrangeiros confirmaram que um filho de lord Drummond – que era irmão da Rainha Arabela da Escócia – fora por 1420 para França em busca de honra e fama, não tendo seus irmãos mais nenhuma notícias dele: daí a persuasão de que seria o mesmo que, por essa época, aportou à Madeira e se fez chamar João Escórcio, apelido tirado de Escócia. Em Portugal escreveu-se o nome dessa família com as formas Drummond, Durmond e Durmão.

As armas desta família são as seguintes: De ouro, com três faixas ondadas de vermelho.

Timbre: um galgo de vermelho, cofeirado de ouro, sainte.

Etimologia: o nome vem do gaélico druim, “costas,” de onde Druyman, “montes ondulados,” “montes com picos,” expressão que se reflete no desenho de suas armas. 

Lema: Virtutem coronat honos ("Honra coroa virtude"), no compartimento: Gang Warily (vá cautelosamente), Embora pareça uma indeseção para uma viagem segura, o lema é na verdade um aviso para aqueles fora do clã, em referência ao episódio em que Sir Malcolm Drummond, sugeriu ao Rei Robert the Bruce que espalha-se cravos de metal (espécie de pregos) no caminho contra a cavalaria inglesa na batalha de Banockburn.

Escócia:

Tartan e Crista dos Drummond
A lenda diz que os Drummonds descendem dos reis húngaros da dinastia de Árpád, e assim, seriam descendentes diretos de Átila. No entanto, é mais provável serem originários da pequena nobreza celta da Escócia, nas highlanders, e vindo a se tornar, subitamente, um dos mais poderosos clãs escoceses a partir do século XIII. Da família Drummond saíram os condes  e  duques  de  Perth,  os  duques  de  Roxburghe,  e  (em  linhas femininas) os condes de Ancaster e a casa real dos Stuarts.

Em vista de uma desvastadora guerra entre Áustria-Hungria, de acordo com a tradição, a casa Drummond adviria da Hungria. Quando se viram forçados a fugir do usurpador Haroldo. O navio, comandado por Edgar, o Ateu, com sua mãe e suas irmãs Margarida e Isabel, foi levado para o Firth of Forth, e a Princesa Margaret tornou-se esposa do poderoso Canmore, Malcolm III, rei da Escócia, com efeitos de longo alcance na história subsequente da Escócia. O Rei, diz-se, fez de Maurice Steward (filho de Jorge, filho de André, rei da Hungria): Thane de Lennox, um título ainda mantido pelo chefe Drummond, e concedeu-lhe as terras de Drymen no Endrick, de onde seus descendentes tomaram seu nome, e que eles continuaram a possuir por cerca de 200 anos. 

Diz-se que foi em comemoração de seus ancestrais em trazer a Rainha Margaret para a Escócia que, quando brasões de armas surgiram, os Drummonds adotaram o dispositivo de três barras onduladas, ou barras, representando as ondas do pôr do sol do Mar do Norte. Na época de Alexandre II, tataraneto de Maurice, Malcolm Beg Drummond, garantiu ainda mais o status de sua família casando-se com Ada, filha do Conde de Lennox, e neta do Alto Mordomo da Escócia; e seu neto, Sir John Drummond, daquele ilk, Thane de Lennox, aparece na história como um forte defensor da liberdade escocesa contra a usurpação de Eduardo I da Inglaterra. Ele foi convocado para o Parlamento como um dos maiores barões do reino. Foi seu filho, novamente, Sir Malcolm Drummond, que sugeriu ao rei Robert the Bruce que espalha-se caltrops no caminho da cavalaria inglesa na batalha de Bannockburn. "vá cautelosamente", o lema da família, é dito em referência a essa sugestão. Por seus serviços naquela ocasião ele obteve do Rei terras em Perthshire, que teve o efeito de remover a sede da família de Loch Lomondside para o distrito central da Escócia.

Poucos anos depois, a casa fez sua primeira aliança com a família real. Margaret Logie, a bela e imperiosa segunda esposa do filho de Bruce, David II, era filha da casa de Drummond. Embora ela fosse a viúva de John de Logie, que havia sido executado por sua participação na grande conspiração de Soulis contra o rei Robert the Bruce, o rei David estava apaixonado pelo feitiço de sua beleza e não podia recusar-lhe nada; e com suas extravagantes peregrinações a Canterbury e a satisfação de espíritos pessoais como aquele pelo qual induziu o rei a lançar o Regente e seus filhos na prisão, ela conduziu David em uma linda dança, até que ele se divorciou dela na Quaresma em 1369. Então ela reuniu sua fortuna, dirigiu-se à corte papal em Avignon e continuou a criar problemas até sua morte pouco depois.

Com o casamento de Sir John Drummond (neto do Drummond que lutou em Bannockburn), com Mary, filha e herdeira de Sir William de Montifex, a família passou a possuir Stobhall no Tay e grandes posses em Perthshire, e uma outra aliança com a casa real foi feita quando a filha mais velha de Sir John, Annabella, tornou-se esposa do Rei Robert III, e foi coroada com ele em Scone em setembro de 1390. Através deste casamento, todos os reis sucessivos da Escócia e da Grã-Bretanha são descendentes da Casa de Drummond, como há sangue Drummond nas veias da maioria das famílias reais europeias.

O irmão mais velho de Annabella, Sir Malcolm, casou com Isabel Condessa de Mar, irmã do Conde de Douglas, que caiu em Otterburn. Sir Malcolm foi assassinado por Alexander Stewart, filho natural do feroz Lobo de Badenoch e neto de Robert II., Que se casou à força com a Condessa e assumiu o título de Conde de Mar, lutando com esse nome em Harlaw e Inverlochy. O irmão mais novo de Annabella, Sir John, que sucedeu como chefe dos Drummonds, era o juiz da Escócia.

Mas a casa ainda não havia atingido o auge de sua fortuna. O bisneto do Justiciar, outro Sir John Drummond, da Cargill e Stobhall, foi um distinto estadista no reinado de Jaime III, e por seus serviços como Embaixador Extraordinário na Inglaterra, para organizar os casamentos do Rei e seus filhos com princesas da Casa de York, foi feito Senhor do Parlamento em 1487.

Lord Drummond, entretanto, tinha esperanças secretas de ver outra filha, lady Margaret, no trono escocês. O filho mais velho do rei, o duque de Rothesay (que veio a ser o rei Jaime IV), então um rapaz de 16 anos, já havia demonstrado uma notável parcialidade por, lady Margaret. Quando Rothesay destrona seu pai, James III, e ascende ao trono, como James IV, lord Drummond o apoia. Rothesay então rei James IV, mantem um relacionamento com a filha de Lord Drummond, lady Margaret, e a toma como noiva. 

Os nobres da Escócia, no entanto desejavam uma aliança com a Inglaterra, e para tanto, era mister que o rei James IV casa-se com uma filha da casa real inglesa. Correu a notícia, que lady Margaret havia dado a luz e que se casara, secretamente, com o rei. Então, arquitetaram o assassinato de lady Margaret. Em uma manhã depois do café da manhã, em 1501, Lady Margaret, com suas irmãs, Lady Fleming e Sybilla, foram acometidas por uma doença repentina, que se acredita ter sido causada por veneno, e em poucas horas estavam mortas. As três estão enterrados em uma curiosa abóbada coberta com três pedras de mármore azul claro unidas no meio do coro da Igreja Catedral de Dunblane. Naquela época, o cemitério da família em Innerpeffray ainda não havia sido construído.

Nos anos posteriores a morte de suas três filhas, Lord Drummond perdeu seu filho mais velho, Malcolm, que era solteiro, e seu segundo filho, William, Mestre de Drummond, veio a ser condenado a morte, após matar membros do clã dos Murray, com quem estavam em guerra. Naquela época, o Abade de Inchaffry contratou Murray de Auchtertyre para roubar alguns rebanhos dos Drummonds para o pagamento de uma dívida. William, Mestre de Drummond, reuniu seu clã para vingar o insulto. E se defrontou com os Murray na pequena colina de Knockmary. Os Drummonds reforçados por um corpo de Campbells, puseram os Murray em fuga. Este último refugiou-se no pequeno kirk de Monzievaird, em Auchtertyre, e os Drummonds, não os encontrando, quando estavam a ponto de regressar ao seu próprio território, um Murray, vendo a sua oportunidade, foi imprudente o suficiente para disparar uma flecha de uma janela do kirk, e matar um homem. Em seguida, os Drummonds, amontoaram galhos em volta do pequeno campo de palha, atearam fogo e queimaram até as cinzas a própria igreja e oito vintenas dos Murray escondidos lá dentro. Por esse feito, o Mestre de Drummond foi preso, julgado em Edimburgo e, apesar da importância e influência de seu pai, foi executado. Seu filho Walter, que, com a morte de seu pai, também se tornou Mestre de Drummond, também morreu antes de seu avô, e era seu filho David, bisneto do primeiro Lorde, que, com a morte deste último em 1519, sucedeu como segundo Lorde Drummond.

Enquanto isso, um terceiro filho do primeiro lorde, Sir John Drummond de Innerpeffray, havia se destacado entre os soldados escoceses da fortuna no exterior e se tornado capitão da Guarda Escocesa de Henrique II da França, várias famílias consideráveis ​​com o mesmo nome são descendentes dele, mas o mais interessante talvez seja o fato de que, através do casamento de sua segunda filha com o Mestre de Angus, ele se tornou avô do conde de Angus de James V, e, pelo casamento do conde de Angus com a rainha Margaret, viúva de James IV, Tornou-se ancestral de Henry, Lord Darnley, marido de Mary, rainha da Escócia, e ancestral de todos os monarcas posteriores da Grã-Bretanha.

Até o final de seus dias, o primeiro Lord Drummond continuou a desempenhar um papel altamente distinto na história escocesa. Ele foi o embaixador enviado à corte inglesa por James IV. antes da batalha de Flodden, para garantir o atraso necessário para os preparativos bélicos de seu mestre; e, junto com o conde de Huntly e o conde Marischal, após a queda de James, ele deu um apoio valioso ao partido da rainha regente Margaret e seu marido, o conde de Angus, contra a facção chefiada pelo conde de Arran. Deve ter sido com sentimentos trágicos que, quatro anos antes de sua própria morte, ele soube da morte no campo fatal de Flodden de Jaime IV, a quem serviu lealmente e a quem um dia esperava ver como um filho em lei.

David, o segundo Lord Drummond, casou-se com uma princesa da casa real escocesa, Margaret, filha de Alexandre, duque de Albany, e neta do rei Jaime II. Com ela, no entanto, ele não teve filhos. Com sua segunda esposa, Lilias, filha de Lord Ruthven, ele teve dois filhos, Patrick, o mais velho, que se tornou o terceiro Lord Drummond, enquanto James, o segundo filho, em 1609, criou o Barão Maderty e tornou-se ancestral dos Viscondes Strathallan, que eram para suceder à chefia da família por meio desse elo, trezentos anos depois.

Enquanto isso, a linhagem mais velha dos Drummonds continuaria uma carreira romântica e altamente distinta. Tiago, o quarto Senhor, depois de atuar como embaixador de Tiago VI. ao Tribunal de Espanha, foi em 1605 criado Conde de Perth. O condado foi criado com o resto dos herdeiros do sexo masculino, e seu primeiro herdeiro foi o irmão do conde, John. Este chefe dos Drummonds foi um oficial monarquista na curta e brilhante campanha do marquês de Montrose. Casou-se com Lady Jean Ker, filha do primeiro conde de Roxburghe, casamento pelo qual seu quarto filho William tornou-se o segundo conde de Roxburghe e ancestral dos três primeiros duques com esse nome. O terceiro duque de Roxburghe, com quem terminou a linhagem dos duques Drummond de Roxburghe, foi o famoso colecionador de livros, que deu origem a uma conhecida encadernação de livros.

Enquanto isso, o filho mais velho do conde de Perth, James, sucedeu ao próprio condado de seu pai. Com Lady Anne Gordon, filha do Marquês de Huntly, ele teve dois filhos, os quais desempenharam um papel importante no lado jacobita na época da Revolução e depois. O irmão mais velho James, quarto conde de Perth, foi chanceler da Escócia, passou com seu mestre real para a França na Revolução em 1689 e foi nomeado duque de Perth por Jaime VII. em St. Germains em 1695. Seu filho James, Lord Drummond, tendo participado da rebelião do Conde de Mar em 1715, foi atingido e, portanto, não poderia suceder ao Conde de Perth, que consequentemente ficou adormecido para seu pai… Morte de ½s no ano seguinte; mas pelos jacobitas ele foi denominado o segundo duque de Perth, título que foi confirmado na França por Luís XIV. em 1701,com a morte do rei Jaime, ao mesmo tempo que os títulos dos duques de Berwick, Fitz James, Albemarle e Melfort, todos ducados jacobitas na mesma posição.

O segundo duque tinha dois filhos e era o mais velho deles, Tiago, o terceiro duque titular, que era o chefe da família na época da última rebelião jacobita. Ele morava com sua mãe no Castelo Drummond, quando soube que o Príncipe Charles Edward havia desembarcado nas Terras Altas Ocidentais. O governo de George II. conhecia sua simpatia e enviou um oficial, seu vizinho, o capitão Murray de Auchtertyre, para efetuar sua prisão. A família estava jantando quando o capitão Murray chegou, e o duque insistiu em adiar os negócios até o fim da refeição. Feito isso, depois de uma taça de vinho, o duque propôs que se juntassem às damas e educadamente abriu a porta para permitir que convidado a passar primeiro. Ele não o seguiu, porém, mas, fechando a porta e girando a chave, escapou por outra saída,e em poucos instantes estava galopando para se juntar ao Príncipe. Ele foi ferido em Culloden e morreu na passagem para a França a bordo da fragata francesa La Bellone um mês depois.

Algo do ardor jacobita da família pode ser deduzido do fato de que, depois que a causa foi finalmente perdida, sua mãe fez com que o belo lago do Castelo de Drummond fosse formado para cobrir para sempre com suas águas os estábulos que haviam sido poluídos por a cavalaria hanoveriana do duque de Cumberland.

O irmão do segundo duque, lorde John Drummond, também participara ativamente do lado do príncipe. Sir John Cope, que mais tarde ganharia fama nada invejável por sua derrota em Prestonpans, havia acampado no parque de sua casa em Ferntower, perto de Crieff, e no caminho para o norte de Culloden o próprio Príncipe havia se alojado no Castelo de Drummond e em Ferntower. Lord John foi, portanto, conquistado junto com seu irmão mais velho, e as propriedades de Drummond foram confiscadas em 1746. Foi para ele que o famoso regimento de Royal Scots no serviço francês foi criado. Ele morreu sem descendência em 1747 e foi sucedido por seus tios, John e Edward, como quinto e sexto duques titulares de Perth. Eduardo, no entanto, morreu sem filhos em 1760, e com ele terminou toda a linhagem masculina de Tiago, quarto conde de Perth, cujo filho James, conquistador,Lord Drummond, em 1715, o condado de Perth estava adormecido.

Este título foi agora revivido na pessoa de James Drummond, neto de sua primeira esposa de John, segundo filho do terceiro conde. Este John Drummond fora General da Artilharia e principal Secretário de Estado da Escócia na época de Carlos II, e foi elevado à nobreza como Visconde Melfort em 1685 e Conde de Melfort em 1686. Como seu irmão, o quarto Conde de Perth, ele havia seguido James VII. para a França, e foi feito duque de Melfort na corte jacobita em 1692, com a sucessão dos filhos de sua segunda esposa, sendo o título confirmado como mencionado acima por Luís XIV. em 1701. Por uma Lei do Parlamento Escocês, o Conde de Melfort foi conquistado e confiscado em 1695, mas ele continuou a ser conhecido como Duque titular de Melfort. Seu terceiro filho, William, foi o Abade-prieur de LiÃge, e seu quarto filho,um tenente-general do Exército francês e Grã-Cruz de St. Louis foi o antepassado de três gerações de oficiais ilustres do serviço francês que carregavam o título de Conde de Melfort.

O filho mais velho do duque com sua primeira esposa, James Drummond de Lundin, como já mencionado, veio como chefe dos Drummonds em 1760. Ele foi herdeiro do último conde em 1766, e então assumiu o título de conde de Perth . Seu filho, James Drummond, décimo primeiro conde de Perth, teve as propriedades Drummond em Strathearn restauradas a ele pelo Tribunal de Sessão e Parlamento em 1785. Com sua morte em julho de 1800, entretanto, essas propriedades passaram para sua única filha, Lady Willoughby de Eresby, cujo neto, o conde de Ancaster, os possui atualmente.

Enquanto isso, John Lord Forth, filho mais velho de sua segunda esposa do primeiro duque de Melfort, havia sucedido como segundo duque de Melfort e herdou as propriedades de Melfort que haviam sido concedidas a seu pai por James VII. Ele se casou com a viúva do duque de Albemarle, que era condessa e herdeira de Lussan por seus próprios méritos, e tinha dois filhos, o mais jovem dos quais, denominado Lord Louis Drummond, era o segundo no comando dos escoceses reais em Culloden, e tornou-se tenente-general do serviço francês, Grã-Cruz de St. Louis e governador da Normandia.

Foi seu neto James Louis, quarto duque de Melfort, e conde de Lussan, um general no serviço francês, que com a morte do décimo primeiro conde de Perth em 1800 se tornou o décimo segundo conde de Perth e chefe dos Drummonds. Ele morreu nove meses depois e foi sucedido em todos esses títulos por seu irmão, Charles Edward. Em 1803, o último iniciou um processo no Tribunal de Sessão para fazer valer sua reclamação, mas teve a ação indeferida por uma razão técnica e, como ele era um prelado católico romano, não pôde apresentar sua reclamação à Câmara dos Lordes. Após sua morte em 1840, no entanto, seu sobrinho, George Drummond, estabeleceu seu pedigree perante o Conseil d'Etat da França e o Tribunal de Ia Seine, e seu direito de sucessão às honras francesas de Duc de Melfort e Perth, Conde de Lussan e Baron de Valrose.Ele foi o sexto Duc de Melfort e o décimo quarto Conde de Perth, e pela Lei do Parlamento em 1853, foi restaurado às honras de sua casa neste país como Conde de Perth e Melfort, Lord Drummond de Cargill e de Stobhall e Montifex, Visconde Melfort e Forth, e Lord Drummond de Rickertown, Castlemaine e Galstown, Thane de Lennox e hereditário Administrador de Strathearn.

Com a morte desse conde em uma idade avançada em 1902, no entanto, toda a linhagem masculina de Patrick, terceiro Lord Drummond, foi extinta, e a chefia do clã, junto com as honras da família, foi herdada pelo visconde Strathallan, representante de James, Lord Maderty, segundo filho de David, segundo Lord Drummond, da época do Rei James III.

O primeiro Lord Maderty foi elevado à nobreza por James VI. em 1609, e, como todos os outros membros da família Drummond, sua casa continuou a apoiar firmemente a causa Stewart na Escócia. Seu segundo filho, Sir James Drummond de Machany, foi o Coronel do Pé de Perthshire no noivado para resgatar Charles I. em 1648, e o neto de Sir James, Sir John Drummond, foi condenado em 1690 por sua adesão à causa de James VII. na Revolução. Seu filho mais velho, William, no entanto, em 1711 sucedeu a seu primo distante da linhagem mais velha como quarto visconde de Strathallan.

Enquanto isso, David, o terceiro Lorde Maderty, que se casou com uma irmã do Marquês Realista de Montrose, também apoiava a causa de Carlos I ; e Guilherme, o quarto barão, ocupou um alto comando como seu primo no noivado malfadado de 1648. Mais tarde, ele lutou em Worcester pela causa de Carlos II e, embora feito prisioneiro, conseguiu escapar e se juntar ao remanescente monarquista nas Terras Altas, até que foi dispersado por Morgan em 1654. Ele então se juntou ao exército da Rússia, e alcançou o posto de tenente-general, mas na Restauração voltou a este país, e foi nomeado Senhor do Tesouro e General de as Forças na Escócia. Como recompensa por sua lealdade, em 1686 foi criado o Visconde Strathallan. Foi com a morte de seu neto, o terceiro visconde,que William Drummond de Machany sucedeu ao título mencionado acima.

Tendo pegado em armas para o príncipe Charles Edward, este senhor foi morto em Culloden, e seu nome, junto com o de seu filho mais velho, foi incluído na Bill of Attainder.

Drummonds um Clã "Jacobita":

John Drummond, soldado
jacobita, 1739.
Nascido na França, de pais 
exilados, criou o regimento
Royal Ecossais e desembarcou
em Montrose, dez. de 1745 
com cerca de 1 mil homens 
para ajudar Charlie. Perderam
um grande nº de homens no
cerco do castelo de Stirling.
Em abril seguinte, eram 350
e faziam parte da 2ª linha
em Culloden.
Os Drummonds sempre foram jacobitas orgulhosos, movimento político dos séculos XVII e XVIII na Grã-Bretanha e Irlanda que tinha por objetivo a restauração do reinado da Casa de Stewart na Inglaterra e Escócia (e depois de 1707, ano em que o Reino da Escócia e o Reino da Inglaterra num Tratado de União se uniram criando a Grã-Bretanha), partidários do absolutismo ou tradicionalismo, contrários aos governos parlamentaristas liberais da Casa de Hanôver. Havendo igualmente um forte pendor católico e antiprotestante tanto pelos Drummonds como pelos Stewarts, contrários a liberdade religiosa. Começando com o apoio dos monarquistas na Guerra Civil. Eles lutaram com Montrose em 1645. James, o quarto conde, tornou-se Lorde Alto Chanceler da Escócia em 1684. Quando Tiago VII aderiu ao trono, ele se declarou católico, ganhando grande favor com o monarca católico. Earl James foi um cavaleiro fundador da Ordem do Cardo. A família também sofreu por sua lealdade a Tiago VII. Earl James foi preso por quatro anos e mais tarde entrou para a corte exilada na França. Seu irmão, o conde de Melfort, seguiu o rei em sua campanha mal sucedida na Irlanda em 1690.

James Drummond, (mais tarde o segundo duque) juntou-se à revolta de 1715 durante a qual ele tomou o castelo de Edimburgo e comandou tropas montadas na batalha do Xerife. O terceiro duque seguiu o Príncipe Bonny em 1745 e capturou Carlisle, Inglaterra. Em Culloden ele comandou o flanco esquerdo. A família sobreviveu à revolta graças à sua presença na França, mas na Escócia suas terras foram confiscadas. Em 1853, George Drummond foi restaurado pelo Parlamento Conde de Perth. O castelo da família Drummond, construído no século XV, está localizado em Concraig e agora é a sede dos Condes de Ancaster (os Drummond-Willoughbys).

Enquanto Strathallan estava envolvido nas turbulências jacobitas do Norte, seu irmão Andrew fundava a conhecida casa bancária de Drummond and Company, em Londres, comprou a propriedade de Stanmore em Middlesex e fundou uma família importante lá.

Enquanto isso, a representação da família foi continuada pelo filho e neto do quinto visconde alcançado. O neto, que era general e governador do Castelo de Dunbarton, em 1810 fez uma petição infrutífera pela restauração das honras da família. Por ocasião de sua morte em 1817, seu primo, James Drummond, filho de William, segundo filho do quarto visconde, tornou-se representante da família Strathallan. As honras da família foram restauradas a ele pela Lei do Parlamento em 1824, e um novo capítulo na história da família foi inaugurado. Este segundo filho, Sir James Drummond, GCB, era um Senhor do Almirantado, Oficial da Legião de Honra e Cavaleiro da Medjedie, enquanto seu terceiro filho, Edmond, era Tenente-Governador das Províncias do Noroeste da Índia, e seu bisneto é o décimo primeiro visconde, agora conde de Perth e chefe dos Drummonds. Sua senhoria sucedeu a seu pai, o décimo visconde Strathallan, em 1893, e a seu primo, o décimo quarto conde de Perth, e ao chefe Drummond, em 1902.

É uma longa e estranha história, esta, de uma raça que várias vezes se casou com a casa real escocesa, e várias vezes se arruinou dando àquela casa seu apoio leal e extenuante; mas são poucas as famílias ou clãs que, com uma história tão longa, têm tão pouco a manchar o brasão de honra de suas armas.

Castelo dos Drummonds em Perthshire


Portugal, ilha da Madeira:

“Para que a memória da nossa raça através do tempo, não se perdesse, o citado Rei e a Rainha deram ao nosso antepassado húngaro um senhorio de título de nobreza, a saber: Drummond, para ele e e seus descendentes, e um brasão de armas, como distintivo de honra, em campo e ouro, faxas ondeadas de vermelho, e, como suportes, dois selvagens; [....] assim nós vo-las mandamos (para usardes delas) por um portador daqui, [....] Mas, se preferirdes mandar-nos um dos vossos, que saiba latim (porque a língua portuguesa nos é totalmente desconhecida) nós trata-lo-emos como nosso próprio filho.”

Trecho da carta de Lord Drummond a seus primos na ilha da Madeira.


Ilha da Madeira e de 
Porto Santo
SIR JOHN DRUMMOND (João Escórcio): Foi um cavaleiro andante. Lutou em guerras na França, em 1418, junto do delfim Carlos VII e da santa Joana d’Arc contra os ingleses liderados pelo grande Henrique V. Em 1427 passou à Espanha, onde lutou ao lado de D. Juan I de Castela na conquista de Granada, último bastião mouro na Espanha, e daí foi a Portugal, de onde se fixou na Madeira, onde obteve sesmaria em 1430. Morreu entre †1460-70 na Madeira, quando em seu leito de morte, revela sua origem, desconhecida até então pelos seus filhos, pedindo que comunicassem a sua família na Escócia. Teria casado por volta de 1435, a primeira vez com Catarina Vaz de Lordelo e em segunda núpcias com Branca Affonso da Cunha,  irmã do primeiro vigário de Santa Cruz na Madeira, naturais da Covilhã, com quem teve 9 filhos.

Sua filha: Beatriz Escócia (f. 1527) , de quem descende o ramo mineiro dos Drummond, fundou o morgado de São Gil, em Santa Cruz, na Madeira. 

Os Drummond escoceses souberam da existência do ramo português, quando em 1519, o navegador Thomas Drummond aportou em Porto Santo, ilha vizinha a da Madeira, e lá, se deparou com membros da família. Thomas tangiversou especialmente com Manuel Afonso Ferreira, e seus irmãos, netos de João Escórcio, filhos de Belchior Gonçalves Ferreira e de Branca Afonso (esta filha do João Escórcio). 

Manuel Afonso requereu por intermédio de Thomas, ao clã na Escócia, os documentos necessários para comprovar sua ligação com os Drummond, e assim fosse também reconhecido parte da nobiliarquia escocesa, com todas as regalias disso decorrentes. Thomas assim fez, enviando o pedido para o chefe do clã, David Lord Drummond, que auxiliado por primos mais experientes, submeteram a requisição de Manuel Afonso ao Conselho da Nobreza da Escócia, que terminou por reconhecer que João Escórcio (Sir John Drummond) era de fato filho de John Drummond de Stobhall, e por assim, membro do clã.

Thomas Drummond retornou a ilha da Madeira com o atestado do Conselho, escrito em latim, e o brasão de armas do clã, e entregou aos seus parentes na ilha da Madeira. 

Reconhecida sua nobreza pelo reino da Escócia, os Drummond da Madeira requereram sua condição de nobres perante o reino de Portugal. Oque foi devidamente acatado pelo rei D. João III em 1538, com emissão de carta de brasão de armas dos Drummond. 


Brasil:

Os Drummonds são das mais antigas famílias brasileiras, tem-se notícia do primeiro Drummond em 1544, em ilhéus na Bahia, quando posteriormente aporta também em Ilhéus João Gonçalves Drummond (1555), vindo na armada de Tomé de Souza, e que vem a ser esse João G. Drummond o patriarca dos Drummonds na Bahia. 

Em Pernambuco também se distingue outro ramo, na pessoa de Leandro Teixeira Escócio de Drummond, do qual seus descendentes (Moura Drummond) se entrelaçam com os Acciaiouoli (Pimentel Drummond) também descendentes dos Drummonds da ilha da Madeira. 

Em São Paulo, no Séc. XVII, se estabelece Manuel da Luz Escórcio Drummond, vindo da ilha da Madeira, uma de suas filhas se consorcia com a família Botafogo e se estabelecem em São Sebastião do Rio de Janeiro.

Em Minas Gerais mais recentemente, começo do XVIII, chega o Capt. Antonio Carvalho Drummond, natural da ilha da Madeira.

Todos esses ramos descendem de João Escórcio (Sir John Drummond), sendo que o ramo de Pernambuco como o da Bahia tem descendência em Catarina Anes Escócia consorciada com Gaspar Gonçalves Ferreira, filha de João Escórcio. O ramo de Minas Gerais, descendem de Beatriz Escócia casada com Antão Álvaro de Carvalho, também filha de João Escórcio, e por desiderato, irmã de Catarina Anes Escócia.

Há variações do sobrenome Drummond, tanto no Brasil, como em Portugal por: Escórcio, Escóssia, Escóssio. No Ceará, como no Maranhão, essas variações são mais comuns.

Clã dos Drummond em Ilhéus (Bahia):

Antes de Tomé de Souza vir para o Brasil como governador, com quem trás João Gonçalves Drummond, Provedor da fazenda de llhéus, "fidalgo de cota d' armas" , vindo da ilha da Madeira em 1552, já se tinha notícia de um certo "Pero Oscorcio Drumondo, fidalgo", que ali estava desde 1544, como juiz ordinário, ao tempo do donatário Pero do Campo, em Porto Seguro. Seria o escocês, Escórcio, que trouxe o irmão João Gonçalves Drummond da Madeira para o Brasil? 

João Gonçalves Drummond casou com D. Marta de Souza, uma das fidalgas órfãs enviada por el-rey João III para se casarem. Sobre ela escreveu o padre Luiz Rodrigues, "uma mulher virtuosa e devota, fidalga, que chamam D. Marta". Tiveram dois filhos nascidos em llhéus, Gaspar Lobo de Souza e Belchior de Souza, de 37 e 33 anos em 1591, casado este com D.ª Mécia, moradora em Tasuapina; filha de Joana de Souza, mulher de Inácio de Barcelos, natural da ilha Terceira, morador em llhéus. Se registra que João Gonçalves Drummond ainda vivia em 1592. 

Antônio de Souza Drummond, natural do Brasil, capitania dos Ilhéus, filho de João Gonçalves Drummond, da ilha da Madeira, da ilustre família dos Drummonds, e fidalgo, e de sua mulher D. Marta de Souza. foi esse Antônio de Souza Drummond, capitão, e na Bahia casou com D. Joana Barbosa, filha de Baltazar Barbosa de Araújo e de Catarina Alvares, sexta filha de Genebra Alvares e de Vicente Dias de Beja, e de sua mulher D. Joana Barbosa. Antonio de Souza Drummond combateu com valor na defesa da Bahia em 1638 contra o sítio que o conde de Nassau pôs à cidade, embarcou na armada do conde da Torre, foi dar às índias de Castela, donde passou à Espanha, passou-se a Portugal aderindo à aclamação de D. João IV, veio de novo à Bahia com o governador Antônio Teles da Silva, alferes reformado, e por fim se destacou na ação do engenho de Alvaro Rodrigues de Meneses, em Paramirim, atacado pelos holandeses. 

Clã Acciaiuoli-Drummond em Pernambuco:

Os Drumonds de Pernambuco, advém de Leandro Teixeira Escócio de Drummond e de Victória de Moura, ambos naturais da ilha da Madeira, e que passaram à Pernambuco, em começo do Séc. XVIII. Leandro, era filho de Manuel Escócio de Drummond (n. 1630), natural da ilha da Madeira. 

Alguns da sua descendência (Moura Drummond) se entrelaçam com os Acciaiuoli (Pimentel e Drummond), já estabelecidos, desde pelo menos 1618 em Pernambuco, e também oriundos da ilha da Madeira, onde remotamente, Simone Acciaiuoli casara com Maria Pimentel e Drummond (entre 1510-41), bisneta de João Escórcio (Sir John Drummond), patriarca do ramo português. 

Pe. Landell de Moura
inventor do rádio
Ambas as cepas: Moura-Drummond (Leandro Teixeira Escócio de Drummond) quanto os Acciaiuoli (Maria Pimentel e Drummond) descendem de Catarina Anes Escócia, filha de João Escórcio, que se fundem com o entrelaçamento das duas famílias. 

O padre Roberto Landell de Moura, inventor do rádio, descendia pelo seu lado paterno, pernambucano, da família Moura Drummond, além de sua mãe ser escocesa, d'onde o sobrenome Landell. 


Genalogia de D. Maria Pimentel e Drummond:

1. Sir. John Escórcio Drummond c.c. Branca Afonso da cunha

2. Catarine Anes Escórcio  c.c. Gaspar Gonçalves Ferreira, f.º de Gonçalo Aires Ferreira e de Mécia Lourenço.

3. Isabel Ferreira Drummond c.c. Fernão Pedro Rodrigues (tio de Isabel), f.º de Gonçalo Aires Ferreira e de Mécia Lourenço.

4. Maria Pimentel e Drummond c.c. Simao Acciaiuoli

5. Zenobio Acciaiuoli c.c. Maria de Vasconcelos

6. Gaspar Acciaiuoli de Vasconcelos c.c. Anna de Albuquerque Cavalcanti

7. Sgt.-Mor João Baptista Acciaiuoli de Vasconcelos c.c. Maria de Mello

8. Maragarida Acciaiuoli  c.c. Felipe de Moura Acciaiuoli (primo de Margarida)

9. Francisco de Moura Rolim c.c. Maria José da Silveira

10. Sgt.-Mor Manuel de Moura Rolim c.c. Francisca Xavier Moura, f.ª Tenente-Coronel Estevão Vicente Guerra e de Maria Mendonça Furtado, f.ª de Leandro Teixeira Escócio e de Victória de Moura.


Genealogia de Leandro Teixeira Escócio de Drummond:

1. Manuel Escócio de Drummond (1630)

2. Leandro Teixeira Escócio / Leandro Teixeira Escórcio Drumond (1665-1740) c.c. Vitória de Moura

3. Maria de Mendonça Furtado (1690-1749)

4. Francisca Xavier Furtado (1708-1743) c.c. Sgt.Mor Manuel de Moura Rolim (tetra-neto de Maria Pimentel e Drummond).



Clã dos Drummond em São Paulo e Rio de Janeiro:

Manuel da Luz Escórcio Drummond,
que seria filho de Mécia Lourenço, e por sua vez neto de Catarina Anes de Escócia, filha de João Escórcio, natural da ilha da Madeira, apareceu com sua mulher e seus três filhos e uma filha: Maria da Luz Escorcia Drumond, em Santo André, no litoral de São Paulo. Enviuvando, casou-se uma segunda vez, e recolheu-se para o Rio de Janeiro com seu genro João de Sousa Pereira Botafogo. 

Descendentes seus apareceram em Minas Gerais no início do século XVIII. Outros Drummond do Rio de Janeiro apareceram na Bahia, como Domingos Gonçalves Drummond, natural de Cabo Frio, que foi para Salvador no século XVIII.


Clã dos Drummonds em Minas Gerais:

O ramo dos Drummond em Minas Gerais, é mais tardio, porém de maior difusão do sobrenome. Tem início no século XVIII, quando o capitão Antônio Carvalho Drummond, natural da ilha da Madeira, septa-neto de D. João Escórcio, foi nomeado guarda-mór das terras de São Miguel de Antônio Dias, na comarca do Rio das Velhas em Minas Gerais. 

Constituiu fazenda em Itabira do Matto Dentro - MG, denominada: Fazenda Drummond, que legou aos seus descendentes. Desse ramo, provém, o poeta Carlos Drummond de Andrade.


Clã dos Escórcios no Maranhão:

Capitania do Maranhão
No Maranhão a etimologia dos Drummonds que mais se difundiu foi "Escórcio", também de origem recente advinda do imigrante português, da ilha da Madeira, Capt. José Escórcio Alexandrino, que se casou com Francelina Balbina de Oliveira, e com ela teve oito filhos. Tendo ficado viúvo, casou uma segunda vez, desta com D.ª Maria Vitória, com a qual teve nove filhos. 









Genealogia da Família Drummond:

Sir Malcolm (III) the Beg DRUMMOND 6º senescal de Lennox, †antes de 1270, primeiro personagem atestado documentalmente nesta família. C.c. Ada, f.ª de Baldwin, conde de Lennox, sobrinha de John the Stewart.

Sir Malcolm (IV) DRUMMOND N. c. 1239, †1329, 7º senescal de Lennox. Surge em 1271 assinando como testemunha um documento perante o conde de Monteith.

Sir John (II) DRUMMOND 8º senescal de Lennox, †1301. C.c. uma f.ª de sir Walter Stewart, conde de Monteith. Prisioneiro dos ingleses de 1286 até 1297.

Sir Malcolm (V) DRUMMOND, 9º senescal de Lennox, companheiro de Robert the Bruce em 1315, de quem recebeu terras em Perth.  C.c. uma filha de sir Patrick Graham of Kincardine.

Sir Malcolm (VI) DRUMMOND, 10º senescal de Lennox, †1346 na batalha de Durham. Companheiro de David II, rei da Escócia.

Sir John (III) DRUMMOND c.c. Mary, f.ª de sir William de Montifex, barão de Cargill e iustitiarius Scotiæ em 1332.

Sir Malcolm (VII) DRUMMOND

Sir John (IV) DRUMMOND

Sir Walter DRUMMOND

Sir John (V) DRUMMOND

Sir John (V) DRUMMOND (João Escócio) c.c. Branca Affonso da Cunha

Beatriz Escócia (c. 1445-1527) c.c. Antão Álvaro de Carvalho, f.º de Gil de Carvalho.

Gil de Carvalho c.c. Maria Fávila em 1525.

Álvaro de Carvalho c.c. Maria de Goes de Mendonça em 1550.

Sebastião (I) de Carvalho; c. 1576 c.c. Beatriz da Costa.

Sebastião Gil de Carvalho e Mendonça c.c. Isabel Serrão, em 1602

Sebastião Gil (III) de Carvalho que em 1628 c.c. Maria da Costa.

Sebastião (IV) de Carvalho Drummond, que c.c. Joana da Costa.

Antonio de Carvalho Drummond. C. em 1711 c. Inácia Micaela de Freitas Henriques

Isabel Anes Escócia c.c. dr. João de Leiria

Catarina Anes Escócia c.c. Gaspar Gonçalves Ferreira, f.º de Gonçalo Aires Ferreira

Isabel Ferreira Drummond c.c. Pedro Rodrigues Pimentel, f.º de Rodrigo Pimentel e de s.m. Catarina de Brito.

Maria Pimentel Drummond c.c. Simone Acciaioli, florentino radicado na Madeira.

Mécia Lourenço c.c. João Gonçalves, das Ilhas.

João Gonçalves de Drummond c.c. D. Marta de Souza, c.g. na Bahia

Manuel da Luz Escórcio de Drummond (filiação conjectural), c.g. no RJ, na família Botafogo

Annabella Drummond, que veio a ser Rainha da Inglaterra




Um comentário:

  1. Sou descendente pelo lado paterno de Maria da Luz Escórcio Drummond que foi casada com João Pereira de Souza Botafogo (Capitão). Um ramo que se formou em São João Del Rei, pela carioca Marianna Izabel de Santana. Se tiver interesse faço o gráfico e envio pra você. Meu gmail é mlmlmarcoslima@gmail.com

    ResponderExcluir

https://www.nobleloaded.com Start –>

name=’description’/>

property=’fb:admins’/>

name=’twitter:site’/>

Clã dos Furtado de Mendonça

MENDOZA / MENDONÇA . Conta-se entre as mais ilustres e antigas famílias da Espanha a dos Mendozas / Mendonças, por vir dos senhores de Bisc...